GERENCIAMENTO DE PROJETOS COM PRATICAS PMI

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Pré-requisito

Para o melhor aproveitamento do curso de Gerenciamento de Projetos com Práticas do PMI é imprescindível ter vivência com gerenciamento de projetos.

Objetivo

O curso de Gerenciamento de Projetos com Práticas do PMI apresenta ao aluno o PMBOK (Project Management Body Of Knowledge)como um modelo de boas práticas para o de Gerenciamento de projetos.

O curso detalha todas as áreas de conhecimento e templates para uma adequada gestão otimizada, além de exercícios práticos no desenvolvimento de um pequeno projeto em sala de aula.

Introdução

  • Definindo projetos e operações.
  • Apresentação do Gerenciamento de projetos.
  • Relacionamento entre gerenciamento de projetos e gerenciamento de operações.
  • Gerenciamento de programas e portfólios: Projetos e planejamento estratégico.
  • Escritórios de projetos (PMO).
  • Gerente de projetos (perfil), Relacionamento entre PMO e o gerente de projetos.
  • História do PMI: Certificações do PMI.
  • Guia PMBOK – 5ª edição – 2013: Áreas de conhecimento; Áreas de especialização.

Dinâmica do Curso:

  • Será utilizada a versão Standard do PMI;
  • É desenvolvido em laboratório com equipamentos em rede e com pacote office;
  • É desenvolvido um pequeno projeto utilizando os templates eletrônicos disponibilizados e que ao final do curso poderão ser aproveitados pelos alunos.
Processos de Gerenciamento de Projetos
  • Definição de processos e gerenciamento.
  • Processos de gerenciamento de projetos.
  • Grupos de processos vs. Interações entre os grupos de processos e suas adaptações: Metodologia;
  • Grupos de processos; Interação entre os grupos de processos. Mapeamento dos processos de gerenciamento de projetos baseado no PMBOK – 5ª edição – 2013.
  • Gerenciamento de integração do projeto; Gerenciamento do escopo do projeto; Gerenciamento do tempo do projeto; Gerenciamento de custos do projeto; Gerenciamento de qualidade do projeto.
  • Gerenciamento de recursos humanos do projeto; Gerenciamento de comunicações do projeto.
  • Gerenciamento de riscos do projeto; Gerenciamento de aquisições do projeto; Gerenciamento de Partes Interessadas. Metodologia de gerenciamento de projetos.
  • Gerenciamento de Integração do Projeto

Introdução ao gerenciamento de integração do projeto.
  • Processo de Desenvolver o termo de abertura do projeto: Construção do termo de abertura do projeto.
  • Processo de Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto. Processo de Orientar e gerenciar o trabalho do projeto: Obter as entregas.
  • Processo de Monitorar e controlar o trabalho do projeto.
  • Processo de Realizar o controle integrado de mudanças.
  • Processo de Encerrar o projeto ou fase.
  • Termos do gerenciamento de integração do projeto.
  • Gerenciamento do Tempo do Projeto
Introdução ao gerenciamento do tempo do projeto.
  • Processo de Planejar o gerenciamento do cronograma.
  • Processo de Definir as atividades.
  • Processo de Sequenciar as atividades.
  • Processo de Estimar os recursos da atividade.
  • Processo de Estimar as durações da atividade.
  • Processo de Desenvolver o cronograma.
  • Processo de Controlar o cronograma.
  • Termos do gerenciamento do tempo do projeto.
  • Gerenciamento de Custos do Projeto

Introdução ao gerenciamento de custos.
  • Processo de Planejar o gerenciamento de custos.
  • Processo de Estimar os custos.
  • Processo de Determinar o orçamento.
  • Processo de Controlar os custos.
  • Termos do gerenciamento de custos do projeto.
  • Gerenciamento da Qualidade do Projeto

Introdução ao gerenciamento da qualidade.
  • Processo de Planejar o gerenciamento da qualidade.
  • Processo de Realizar a garantia da qualidade.
  • Processo de Controlar a qualidade.
  • Termos do gerenciamento da qualidade do projeto.
Gerenciamento de Partes Interessadas do Projeto
  • Introdução ao gerenciamento das partes interessadas.
  • Processo de Identificar as partes interessadas.
  • Processo de Planejar o gerenciamento das partes interessadas.
  • Processo de Gerenciar o envolvimento das partes interessadas.
  • Processo de Controlar o envolvimento das partes interessadas.
  • Termos do gerenciamento de partes interessadas do projeto
Gerenciamento de Aquisições do Projeto
  • Introdução ao gerenciamento de aquisições do projeto.
  • Processo de Planejar o gerenciamento das aquisições.
  • Processo de Conduzir as aquisições.
  • Processo de Controlar as aquisições.
  • Processo de Encerrar as aquisições.
  • Termos do gerenciamento de aquisições do projeto
Gerenciamento de Riscos do Projeto
  • Introdução ao gerenciamento de riscos.
  • Processo de Planejar o gerenciamento dos riscos.
  • Processo de Identificar os riscos.
  • Processo de Realizar a análise qualitativa dos riscos.
  • Processo de Realizar a análise quantitativa dos riscos.
  • Processo de Planejar as respostas aos riscos.
  • Processo de Controlar os riscos.
  • Termos do gerenciamento dos riscos do projeto.
Gerenciamento de Comunicações do Projeto
  • Introdução ao gerenciamento de comunicações do projeto.
  • Processo de Planejar o gerenciamento das comunicações.
  • Processo de Gerenciar as comunicações.
  • Processo de Controlar as comunicações.
  • Termos do gerenciamento de comunicações do projeto.
Gerenciamento de Recursos Humanos do Projeto
  • Introdução ao gerenciamento dos recursos humanos.
  • Processo de Planejar o gerenciamento de recursos humanos.
  • Processo de Mobilizar a equipe do projeto.
  • Processo de Desenvolver a equipe do projeto.
  • Processo de Gerenciar a equipe do projeto.
  • Termos do gerenciamento de recursos humanos do projeto.
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